Dentro do itinerário técnico da cultura do milho, o controlo de infestantes é uma das operações de maior sensibilidade e de grande impacto na produção.
As infestantes competem com o milho por recursos como a luz, àgua, e nutrientes, reduzindo a produção potencial de uma forma significativa.
Algumas infestantes produzem dezenas de milhar de sementes por planta que podem sobreviver no solo décadas, umas germinam rapidamente, outras podem demorar anos a germinar. São várias as ferramentas e estratégias que se podem usar e conjugar de forma a conseguir fazer uma gestão racional das infestantes, as rotações culturais, o uso de operações culturais adequadas, o controlo mecânico das infestantes, a escolha das variedades, das densidades de sementeira e o uso de herbicidas são algumas delas A gestão das infestantes na cultura do milho deve ser feita de uma forma
racional, com uma estratégias anti resistência, em função do tipo de infestação presente.
As soluções ONYX, TEMSA e ELITE Plus são flexíveis e fáceis de aplicar e permitem ao produtor adaptar a monda à flora infestante presente na seara.
O ONYX é um herbicida à base de piridato para as culturas do milho grão, silagem, pipoca, e doce, muito eficaz nas infestantes dicotiledóneas mais usuais. Com um modo de ação único, é dos poucos herbicidas no mercado para os quais não são conhecidas resistências, e como tal fundamental numa estratégia anti resistências. Ideal para utilizar sozinho
(para correções) ou em mistura para um monda total em pós, misturar com TEMSA para complementar o seu espectro na pós precoce e na pós emergência das infestantes.
ONYX é fácil de aplicar, com excelente seletividade, pode ser aplicado em pós emergência (precoce ou não), das 2 às 8 folhas do milho, sozinho ou em mistura, e possui um excelente perfil toxicológico e ecotoxicológico. É rapidamente absorvido e pouco dependente condições climáticas.
EFEITO BOOSTER
Efeito BOOSTER: a mistura de ONYX com produttos da família das tricetonas (TEMSA, tembotriona e sulcotriona) aumenta a eficácia, o espectro de ação, e a rapidez de ação sobre um largo conjunto de infestantes como: Echinochloa spp, Setaria spp, Digitaria spp, diversas espécies da família das poligonáceas entre outras. Esta mistura tem também uma vantagem significativa no controlo das ciperáceas, aumentando significativamente a eficácia e contribuindo a curto-médio prazo para redução do número de bolbilhos no solo (Fig. 2).
ONYX, TEMSA e ELITE PLUS, uma gama de soluções de pós-emergência, fácil de
aplicar e adaptadas às necessidades de cada produtor, fácil e seguro